Hoje vamos falar sobre o livro "Poesia com Rapadura" de Bráulio Bessa.
Quem já leu ou ouviu algum dos poemas de Bráulio sem sombra de dúvida sentiu o poder que as palavras que ele utiliza tem de tocar e de emocionar o ouvinte/leitor. Nesse livro não é diferente.
O livro trata-se de uma coletânea de alguns poemas do autor já vistos na TV, no programa Encontro na Rede Globo e alguns inéditos trazidos ao público por meio desse livro.
O livro é dividido em algumas partes que servem como os "capítulos" do livro: Do ser, Da fé, Do nordeste, Do amor. Cada um dita o tema central dos poemas que os compõem, mas em todo o livro vemos alguns quotes e trechos de poemas que ligam todo o livro, fazendo menção á algum poema que o leitor vai ver no futuro ou a alguma frase famosa do autor que tem relação com o poema do capítulo.
Eu nunca resenhei um livro de poesia por se tratar de algo muito subjetivo, onde cada um tira um sentido diferente de cada poesia baseando-se na sua bagagem de vivências.
Uma coisa que me surpreendeu bastante foi o projeto gráfico do livro, cheio de ilustrações e cores, destacando frases e trechos dos poemas com uma qualidade visual incrível.
Além das frases bem humoradas presentes em todo o livro trazendo comicidade ao livro, por exemplo:

Repare,
Se no primeiro
cheiro no cangote não der
logo um esmorecimento nas pernas
nem dê corda,
Não é amor.
p.30

Repare,
Quanto mais saber "mió",
mas não e sinta "melhor"
por saber mais que alguém.
p.76


Ao todo as poesias presentes no livro estão com o selo de qualidade Bráulio Bessa de poesia, que é sinal de qualidade e de sensibilidade.
Mesmo com a divisão do livro a maioria dos poemas têm um fundo crítico à sociedade atual e aos preconceitos: raciais, sexuais, e regionais, o que interliga-os fazendo assim um fio condutor como base a todos os poemas. Bráulio Bessa aborda esses temas com uma sensibilidade incrível, além de levantar as bandeiras da diversidade e da paz. Nesse livros vemos ele escrever sobre os mais diversos temas, religião, amor, maternidade e paternidade, o sertão, e  sobre tantos outros temas importantes no dias atuais com maestria.
Eu  estava ansiosíssimo para ler esse livro e confesso que me surpreendi. Eu imaginava-o como uma coisa bem simples somente com os poemas e pronto, mas eu me enganei e fui surpreendido com os textos adicionais do livro e com as ilustrações presentes nele.
Essa leitura é indispensável para quem gosta dos poemas de Bráulio ou para quem já se emocionou e se sentiu abraçado por um de seus poemas, pois nesse livro todos os poemas despertam essa sensação.