O verão em que tudo mudou é uma coletânea de três contos cujo tema principal são as férias em que a vida de três jovens muda. Nesses três contos teremos três personagens que estão presentes em todos os contos, seja por meio de uma ligação ou na forma de um personagem semi-fixo. Cada um dos contos conta a vida de um jovem e como a sua vida literalmente muda em poucos dias.
Dezembro - Quando os infinito se encontram - Vinicius Grossos.🌠🌙
O primeiro conto se passa no natal e tem como personagem principal o Fred, que nada mais é do que um jovem que se sente comum e não tem muitos planos para o seu futuro e nem sonhos pelo qual ele queira lutar. Fred, além de não possuir sonhos, também tem uma família muito desestruturada após a morte dos seus avós . Fred trabalha em uma livraria, e na véspera do natal ele acaba atendendo um homem desesperado por um presente para "alguém especial". O homem não sabe o que essa pessoa gosta ou qual tipo de livro comprar. Fred o atende e continua o seu trabalho. Enquanto ele fecha a loja uma menina aparece com o livro que Fred vendeu querendo devolve-lo. Dentro do livro ele encontra um bilhete do homem que comprou o livro se desculpando por ter feito algo com essa menina. Na volta pra casa Fred encontra essa menina esperando um táxi. Ele oferece ajuda a essa menina e a partir daí um ajuda o outro a superar os problemas que possuem e a reencontrar a força necessária para encarar a vida.
Eu particularmente achei que esse é o melhor conto do livro. A escrita do Vinícius é ágil e bem suave, o que faz com que o conto seja lido rapidamente, além é claro da construção do personagem principal que foi maravilhosa. As cenas me ajudaram a entrar na cabeça desses personagens e sentir o que os personagens sentiam, o conto acaba quando tem que acabar, resolvendo os conflitos criados e deixando espaços para a imaginação do leitor. Esse conto poderia facilmente se transformar em um romance de trezentas páginas, o que ajudaria a explicar alguns problemas que ficaram sem explicação.
Janeiro - "Mantenha-se viva" - Gariela Freitas.🍦🌞
Nesse conto conhecemos a história de Lavínia, uma menina que carrega consigo um peso gigantesco e uma culpa pelo que aconteceu com sua irmã. O conto começa com a confirmação de que ela passou para a faculdade na qual ela e os pais dela tanto desejavam, mas o problema é que ela não sabe se quer mesmo seguir essa faculdade. Para tentar se encontrar ela decide passar um mês em Búzios.
Nessa sua viagem ela encontra um menino pelo qual adquire uma paixão. Juntos eles se encontram e ajudam um ao outro sem saber o que querem para o futuro.
Esse conto, assim como os demais, me prendeu muito rápido e me fez entender em muito os personagens. O único problema desse conto são alguns clichês que não interferem muito na narrativa, mas me deixaram um pouco incomodado. O conto tem um final agradável e assim como no primeiro eu gostaria de ver essa história com um livro somente para ela.
Fevereiro - Pôr de sol - Thais Wandrofski.📱👭🍸
Esse é o último conto do livro. Nele conhecemos Sol, uma menina bem possessiva com seus amigos e com a irmã Stela. O conto se passa nas últimas semanas de férias, quando Sol percebe que não fez nada e decide fazer algo a respeito disso. No meio do caminho de seus planos ela percebe o quão possessiva ela é e o quanto ela quer dos outros sem se doar de volta.
Em algum momento do conto uma mensagem estranha chega até o celular dela, e ao responder a mensagem ela acaba entrando em uma conversa com uma pessoa estranha e formando uma amizade com ela.
Esse conto é sobre se doar e ver os próprios defeitos. Esse sem sombra de dúvidas fechou o livro de uma forma espetacular, apesar de contar uma porção de clichês e "soluções rápidas" de diálogo, o que me fez empacar um pouco na leitura, mas nada que tire a imersão do conto.
Ao todo o livro entrega o que ele se desafia a entregar. Os contos passam rápido e de forma natural, sem acelerar e nem cortar partes importantes da história para a compreensão. É óbvio que eu gostei mais de um conto do que de outro, mas no geral eu gostei do livro como um todo. Ele passa a mensagem de mudança e a sensação de jovialidade.
0 Comentários