O silencio das montanhas - Khaled Hosseini


O Silêncio das montanhas narra a história de vida de Abdullah e Pari, dois irmãos que foram separados um do outro na infância. Ambos viviam com o pai Saboor e a madrasta Parwana na aldeia Shadbagh no Afeganistão.
Nessa aldeia tanto o verão quanto o inverno são rigorosos,e em geral toda a população dessa aldeia passava por privações e viviam em uma pobreza quase extrema. Saboor ,o pai das crianças, em seu passado havia tido um terceiro filho, que matou a sua esposa e ele acabou morrendo de frio no inverno. Isso até o fim da história sobre a vida de Saboor; então ele jurou que nunca mais deixaria outro filho morrer de frio.

O tempo é como um encantamento. A gente nunca tem o quanto imagina.

A sua nova esposa Parwana está grávida, e o recém-nascido vai nascer próximo ao inverno. Ele se vê sem dinheiro e decide fazer algo drástico: vender a filha. Então é nesse momento que os dois irmãos são separados.
O livro se inicia com uma fábula, onde um dev raptava crianças e as levava embora em um saco. De certa forma, trata-se de uma metáfora do que em breve aconteceria aos protagonistas.
Na aldeia o trabalho era escasso, então Saboor vai para a capital trabalhar na casa dos patrões de tio Nabi, os Wahdati.

A beleza é uma dádiva imensa e imerecida, distribuída aleatória e estupidamente.

Nila Wahdati e seu marido recebem Saboor e as crianças em sua casa,mas algo naquela distinta mulher não agrada Abdullah. Depois, ele descobre que sua irmã Pari ,que ele cuidou desde o nascimento, foi vendida a esse casal.
O livro é dividido em nove capítulos, cada um relata a história de um personagem que de alguma maneira tem ligação com os Abdullah e Pari.
A narrativa passa por acontecimentos históricos do Afeganistão, especialmente as guerras.

Dizem que a gente deve encontrar um propósito na vida e viver este propósito. Mas, às vezes, só depois de termos vivido reconhecemos que a vida teve um propósito, e talvez um que nunca se teve em mente.

O Silêncio das montanhas não é um livro de leitura fácil, pois ele vai do futuro ao passado de um capítulo para o outro. O que exige muito do leitor para não se perder nos acontecimentos. A história tem uma escrita diferente, pois é contada  de várias formas: como uma carta, uma entrevista ou lembranças. A narração ora é em primeira pessoa, ora em terceira.
O livro fala da separação de pessoas que se amam e da forma com que nossas ações podem interferir das mais variadas formas na vida das outras pessoas.

Nota: ★★★★

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement